Treinamento de triatlo sprint para iniciantes

8 de outubro de 2019
Cada vez mais atletas estão praticando o triatlo e a sua combinação de várias modalidades esportivas. Para executar melhor essas provas tão exigentes, alguns fatores importantes precisam ser levados em consideração.

O triatlo é um esporte que tem cada vez mais seguidores no mundo inteiro. Ele consiste na prática de três modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida. A prática ocorre nessa ordem e de forma contínua entre as diferentes provas. Veja um treino para triatlo sprint a seguir.

No triatlo olímpico, há 1500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. No entanto, há também a categoria sprint, que é muito menos exigente e, portanto, ideal para iniciantes. Nessa modalidade, há 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.

O tempo total para a prova pode variar entre uma e duas horas, dependendo do nível do participante. Muitos dos atletas que começam na modalidade vêm do mundo da corrida e do ciclismo. A seguir, veremos algumas dicas para o treinamento de triatlo sprint para iniciantes.

Um treino simples

O treinamento que um iniciante precisa para se adaptar ao triatlo sprint pode ser feito por conta própria. Sem dúvida, caso você prefira, isso pode ser feito com a ajuda de um personal trainer.

Na prática, seguindo alguns conselhos e um plano de treinamento apropriado, qualquer pessoa pode atingir o nível de condicionamento necessário para concluir a prova.

O plano de treinamento clássico dura nove semanas. Geralmente esse tempo é suficiente, exceto nos casos em que a pessoa apresenta algum fator debilitante, tais como excesso de peso ou um condicionamento físico muito ruim. Nesse caso, é provável que seja necessário mais tempo.

De qualquer forma, qualquer pessoa saudável e bem alimentada pode fazer o treinamento e assim chegar ao triatlo sprint com as condições necessárias para terminar a competição sem problemas.

Treinamento de triatlo Sprint

Objetivos do treinamento

O tempo que um iniciante deve dedicar ao treinamento para participar do triatlo sprint é de pelo menos uma hora por dia, cinco ou seis dias por semana.

Se a pessoa não estiver no mundo da natação esportiva, essa será, sem dúvida, a modalidade que exigirá mais esforço e dedicação. Para ter certeza de que você pode concluir a prova, o objetivo é nadar por 1000 metros ou 30 minutos seguidos.

Também é importante ter em mente que, no dia da competição, além da pressão de nadar a distância necessária, também há outros fatores estressantes. Por exemplo, é necessário nadar perto de centenas de competidores e não será mais em uma piscina, mas sim em águas abertas.

Na prova de ciclismo, o objetivo do treinamento deve ser pedalar durante pelo menos uma hora e meia. Por fim, na corrida, é necessário ser capaz de alcançar 30 minutos contínuos.

Também é importante se acostumar com as transições. Ou seja, o tempo para mudar de uma modalidade para outra, com tudo o que isso implica em termos de troca de roupas, calçados etc.

É essencial estabelecer metas realistas e dividi-las em metas de curto, médio e longo prazo. Nem todos os iniciantes aspiram a vencer a competição na sua primeira participação, principalmente se não forem grandes atletas. Os objetivos podem variar muito de uma pessoa para outra.

Entre os objetivos a serem alcançados, é possível, por exemplo, buscar atingir a linha de chegada, atingir um tempo específico ou estar entre os primeiros no triatlo sprint da região.

Treinamento de triatlo sprint para iniciantes

Plano de treinamento para o triatlo sprint

Primeiramente, é necessário definir um plano de treinamento detalhado, específico e possível de executar, dependendo do tempo disponível e do condicionamento físico de cada um. E então cumpri-lo, é claro.

É importante treinar acima do ritmo da competição, no mesmo ritmo e também abaixo do ritmo. Além disso, também deve ser levado em consideração que não é bom exceder o limite de cada pessoa.

Isso fará com que os músculos se esgotem, chegando à prova abaixo do ritmo necessário. Para fazer isso, o uso de um monitor de frequência cardíaca pode ser muito útil.

Em termos gerais, o plano de treinamento deve incluir as três modalidades divididas em vários dias da semana e também sessões combinadas, dando mais ênfase à natação, que geralmente é a mais difícil.

Idealmente, o tempo de treinamento e de exercícios deve aumentar gradualmente até que a meta seja alcançada. Também é necessário ter pelo menos um dia de descanso.