Treinamento de triatlo para iniciantes

8 de maio de 2019
Você decidiu encarar esse enorme desafio que é se preparar para o triatlo? Se esse é o caso, esse treino vai servir de guia para você!

O triatlo é um esporte que requer dedicação, constância, perseverança e, principalmente, muito treino. Nesse artigo, vamos mostrar o melhor treinamento de triatlo para iniciantes. Siga lendo!

Assim como a modalidade em si, o treinamento de triatlo combina natação, ciclismo e corrida. Esses três esportes são praticados de forma contínua. Ou seja, um depois do outro. Por isso, ser triatleta demanda um estado físico ótimo para praticar todas essas atividades.

Modelo de treinamento de triatlo

No ano 2000 o triatlo estreou como esporte olímpico em Sidney. Deste então, sua prática é reconhecida mundialmente. Como mencionamos, o triatlo é formado por três esportes. As mudanças entre eles são chamadas de transições. Cada esporte possui um distância estipulada:

  • Natação. 1500 metros no modo olímpico e 750 metros no Sprint.
  • Ciclismo. 40 quilômetros no modo olímpico e 20 quilômetros no Sprint.
  • Corrida. 10 quilômetros no modo olímpico e 5 quilômetros em Sprint.

Além disso, para os menores de idade, as distâncias geralmente são mais curtas. Mas em qualquer idade preparar-se para um triatlo pode ser complicado, já que trata-se de três exercícios diferentes.

O mais conveniente é contar com um treinador profissional mas, se isso não for possível, você pode optar pelos seguintes exercícios para fazer um treinamento de triatlo.

  1. Treinamento de natação

A natação é uma modalidade que a maioria das pessoas costuma praticar, seja na praia ou na piscina. Porém, a natação como esporte, fora ou dentro do triatlo, requer o cumprimento de certos aspectos técnicos. Isso para que você possa se desenvolver com êxito dentro da água.

triatlo para iniciante

Nesse sentido, a técnica é algo indispensável na natação, já que é preciso alcançar uma alta velocidade dentro da água. Ou seja, nadar com uma técnica pouco precisa pode fazer você perder um tempo valioso nesta etapa.

Por outro lado, tendo uma boa técnica, a fluidez na água melhora muito. Isso beneficiará o atleta com rapidez e economia de energia para o resto das etapas.

Você pode treinar natação da seguinte forma:

  • Segunda e quarta. Foque em melhorar sua técnica. Pegue esses dois dias de treino para desenvolver sua habilidade na água. Certifique-se de utilizar os músculos corretos e fazer os movimentos corretamente. Dessa maneira, sua memória muscular vai assimilar os movimentos para fazê-los com mais velocidade.
  • Terça e quinta. Faça um treino mais longo e exigente, no qual você deve aumentar a velocidade. Você pode calcular o tempo e tentar superá-lo a cada treinamento.
  1. Treinamento de ciclismo

O ciclismo geralmente traz um pouco de dificuldade, devido ao cansaço trazido da etapa anterior, a natação. Por esse motivo, ao terminar de treinar natação, tire alguns minutos para estabilizar seu ritmo cardíaco e começar o treinamento de ciclismo.

treinar ciclismo para triatlo

Conforme você for se condicionando, você deve encurtar esse tempo de recuperação, para poder fazer as transições sem problemas. Aqui, vamos propor um modelo de treinamento de ciclismo:

  • Tire um dia na semana para treinar somente ciclismo. Assim, você poderá trabalhar a pegada na bicicleta, fazer diferentes rotas e passar por diferentes superfícies para desenvolver força e resistência.
  • Após o treinamento de natação, você pode começar com cerca de trinta minutos de ciclismo.
  • Quando conseguir fazer a natação e mais trinta minutos de ciclismo, você pode começar a estabelecer distâncias e encurtar os tempos. Por exemplo, você pode começar com 15 quilômetros e ir aumentando mais 5km a cada duas semanas de treinamento.
  1. Treinamento de corrida

Treinar corrida pode parecer simples. No entanto, dá muito mais trabalho do que parece. É preciso que você aprenda a controlar sua respiração, já que isso é essencial para levar o oxigênio da melhor maneira para os músculos, e também para distribuir a energia ao longo do percurso.

O treinamento de corrida pode ser feito desta maneira:

  • Tire dois dias na semana para treinar corrida com tranquilidade. O objetivo é manter a postura, ter um ritmo estável de respiração e melhorar a técnica.
  • Depois do treinamento de natação ou de ciclismo, você pode fazer 60 minutos de corrida em ritmo suave. Conforme for ficando mais fácil completar esses minutos, você pode correr quatro quilômetros, aumentando dois quilômetros a cada duas semanas de treinamento.
Homem olhando no relógio com roupa de corrida

Treinamento de triatlo: não esqueça das transições

As transições no triatlo devem ser rápidas, por isso você precisa inserir essa questão em seu treinamento. Você deve ensaiar as trocas para aprender a unir a finalização de um esporte com o começo do outro.

Além disso, não esqueça de detalhes como abotoar bem o capacete de ciclismo ou colocar bem as sapatilhas. Quando começar a treinar as três modalidades de maneira contínua, é importante não deixar de lado as transições.

Em síntese, o treinamento de triatlo deve ser dinâmico e manter sempre a energia em todas as etapas. Por esse motivo, você deve treinar duro, comer bem, estar hidratado corretamente e descansar o suficiente para continuar as jornadas de exercício. Não pare de treinar!