Veja como melhorar sua técnica de corrida

· 27 de dezembro de 2018
Se somos conscientes na hora de correr quanto a nossa técnica, podemos prevenir lesões e tirar o maior proveito possível da nossa capacidade e energia para obter velocidade. É comum criar vícios ao treinar, e esse vícios mais tarde mandam a conta.

Existem formas muito simples de correr que te ajudarão a melhorar consideravelmente rápido sua técnica de corrida. Independentemente do nível de experiência, seja ele especialista, intermediário ou amador, sempre será possível melhorar um pouco a sua técnica de corrida nesse esporte exigente.

Melhore sua técnica de corrida com esses conselhos práticos e simples a seguir.

Conselhos para melhorar sua técnica de corrida

Treine o core

É importante que todo corredor treine força e fortaleça a área do core e dos glúteos. O treinamento de força é fundamental para que o corredor consiga melhorar o tempo e a resistência na corrida.

Na prática, os especialistas afirmam que com apenas cinco minutos de treinamento diário no que diz respeito à técnica de corrida, é possível melhorar a estabilidade da pélvis, quadris e tronco. Além disso, você também prevenirá lesões.

Mulher fazendo levantamento de quadril na grama

Evite pisar com o calcanhar

Melhore sua técnica de corrida com alguns conselhos simples como, por exemplo, evitar pisar com o calcanhar. Essa prática é muito ineficaz no momento de correr, além de ser traumática e, portanto, passível de gerar lesões.

Nesse sentido, os especialistas explicam que apoiar o calcanhar faz com que o pé do sujeito afunde em todas as passadas, o que compromete a rapidez do corredor.

Para evitar pisar em cada passada com o calcanhar, existem vários exercícios que ajudam consideravelmente a corrigir esse problema. Desde correr com passos curtos até correr descalço.

Essa última opção obriga a pessoa a aterrissar em cada passo com a parte média do pé. Ao fazer isso, o corredor notará a diferença imediatamente.

Concentração

Ainda que possa parecer bem evidente, muitas vezes é difícil para os corredores encontrar o estado de concentração perfeito para render ao máximo durante as corridas e treinos.

Os especialistas recomendam realizar o exercício quando a pessoa está suficientemente descansada e ativa. É importante que o corredor se sinta com energia o suficiente para realizar todos os movimentos a uma frequência elevada e com a maior precisão possível.

Postural ideal

Uma postura correta é fundamental para correr da forma mais efetiva possível. Nesse sentido, é importante lembrar que a parte superior do corpo deve estar completamente ereta. A área dos abdominais e glúteos deve estar ativada e a cabeça erguida.

Por outro lado, os braços devem se balançar muito próximo ao corpo, e devem formar um ângulo de 90 graus. Tanto a posição do corpo quanto a dos braços são fundamentais para manter o ritmo e a energia ao longo da corrida.

Menina correndo na esteira em uma academia

Dicas para melhorar a técnica de corrida

Correr mais devagar

Em muitas ocasiões, os corredores ficam obcecados com a velocidade. Os especialistas, no entanto, recomendam correr mais devagar e aprender pouco a pouco como conseguir chegar mais longe e mais rápido.

Trata-se de um processo de adaptação, de forma que a velocidade e o tempo não devem se converter no objetivo principal, e sim em uma aprendizagem contínua.

Posicionamento dos joelhos

Um dos grandes problemas dos corredores é conseguir uma postura correta em relação aos joelhos. Mais especificamente, eles têm uma dificuldade para levantar os joelhos da forma adequada.

Para melhorar esse tipo de inconveniente, existem vários exercícios que ajudam a melhorar a postura. Caminhar e correr com os joelhos para cima prepara o corredor para o correto levantamento dos mesmos na hora da corrida em si.

Exercício de coordenação

Para melhorar sua técnica de corrida, é recomendado fazer diferentes tipos de exercícios de coordenação. Esses exercícios têm como objetivo trabalhar os músculos, a técnica da corrida e, claro, a coordenação.

Alguns dos exercícios recomendáveis são: correr encostando o calcanhar nos glúteos, correr levantando os joelhos acima do quadril, correr com as pernas retas, entre outros. Com esses exercícios o corredor também promoverá a passada média, o posicionamento dos joelhos e melhorará a resistência.

Tênis adequados

Os tênis adequados são fundamentais para melhorar a técnica de corrida. Nesse sentido, aplica-se a premissa do menos é mais. Ou seja, o ideal é utilizar sapatos que não sejam tão confortáveis assim, porque isso fará com que o pé fique mais frágil e debilitado e como consequência estará mais propenso a sofrer lesões.

Foco nos pés de duas pessoas usando tênis de corrida nas montanhas

No mercado podemos encontrar diferentes e conhecidas marcas, que oferecem um mínimo de apoio ao pé, mas ao mesmo tempo oferecem também um suporte muscular para o tornozelo. 

Com essas dicas técnicas e simples, é possível que o corredor melhore a sua técnica de corrida. São muito simples de se colocar em prática, mas requerem uma certa constância e perseverança por parte do esportista.