Guia completo de spinning para iniciantes

· 9 de novembro de 2018
O spinning combina exercícios na bicicleta de baixa e alta intensidade, por isso é um excelente exercício para quem deseja esculpir uma figura esbelta e ao mesmo tempo, usufruir de todos os benefícios para a saúde e para o físico que esse esporte traz

O spinning é definido como uma disciplina aeróbica que envolve o uso de uma bicicleta estática. Essa parte você já sabe. Continue lendo e saiba tudo o necessário para começar nesse esporte com o nosso guia de spinning para iniciantes.

É um treinamento dinâmico e energético, que serve para queimar gordura e tonificar os músculos, especialmente os músculos das pernas. Uma sessão de spinning dura aproximadamente 45 minutos e pode queimar entre 500 e 700 calorias.

Spinning para iniciantes

Neste guia de spinning para iniciantes, você aprenderá tudo o que precisa para entrar nessa atividade. Antes de começar, é importante ter em mente que o spinning é uma disciplina que exige muito. Portanto, você deve manter uma boa nutrição e hidratação. Desta forma, você evita qualquer tipo de mal-estar, desmaio ou dor de cabeça.

Alunas em uma aula de spinning para iniciantes

Além disso, se um de seus objetivos é queimar gordura, recomenda-se uma dieta balanceada. Se você parar de se alimentar bem e fizer spinning, é provável que durante a aula você se sinta cansado e queime músculos e não gordura.

Além disso, a alimentação não afeta apenas o seu desempenho durante a aula, mas também a nutrição e o bem-estar de seus músculos, ligamentos e articulações.

Vestuário

Conforto é tudo! Quando você vai realizar qualquer atividade física é importante que seu corpo se sinta confortável. Por esse motivo, use roupas que permitam a mobilidade do corpo, nada muito apertado que possa deixá-lo desconfortável. Use calçado que suporte os pés e, ao mesmo tempo, seja leve para encaixar bem no pedal.

No caso de pessoas com cabelos longos, especialmente meninas, é melhor prende-los em um rabo de cavalo ou usar uma bandana. Deste modo o cabelo não vai incomodar no rosto. Além disso, deixar o cabelo solto pode trazer desconforto já que numa aula de spinning se sua muito.

Aula de spinning

A bicicleta

Saber regular a bicicleta é importante, e há aulas de spinning para iniciantes que ajudam o aluno nesse momento. As bicicletas hoje possuem muitas possibilidades de ajustes para que ela fique perfeita para você.

Nos centros de spinning geralmente há várias bicicletas que atendem a uma medida padrão. Pequenas diferenças no ajuste podem afetar seu desempenho. Portanto, regular uma bicicleta que atenda às suas necessidades é primordial. Você deve verificar os seguintes aspectos:

  • Altura do assento: o assento da bicicleta deve estar a uma altura suficiente para permitir uma pedalada confortável e suave.
  • Altura do guidão: o guidão deve estar em um nível que não cause desconforto nos joelhos ao pedalar. Também é importante mencionar que, se você sofre de um problema nas costas, é melhor que o guidão seja um pouco mais alto.
  • Capacidade de pedalar: há bicicletas que são suaves e fluidas na pedalada. Assim como há outras em que a pedalada é um pouco mais dura. Em aulas de spinning para iniciantes, é melhor começar com uma bicicleta que permita pedalar de maneira simples, as que são difíceis são geralmente para pessoas experientes no spinning.

Apenas pedalar?

Uma das coisas essenciais do guia de spinning para iniciantes é deixar claro o quão exigente é essa disciplina. Muitas pessoas pensam que o spinning é simplesmente andar de bicicleta estacionária, e não é assim.

Pelo contrário, o spinning tem diferentes posições que trabalham diferentes áreas do corpo, alterna entre várias posturas, algumas mais difíceis que outras.

Por exemplo, haverá momentos em que você terá que apoiar seus antebraços no guidão ou terá que tirar os quadris do assento, tudo isso sem parar de pedalar. O spinning é definitivamente uma atividade muito intensa.

Mentalize

Mentalize para dar 100% em cada sessão. É bom que você informe ao instrutor que você é novo na aula de spinning, assim ele pode acompanhar seu desempenho durante a aula, bem como estar atento para qualquer correção.

O spinning dá bons resultados, é uma disciplina dinâmica e vai fazer você suar e queimar toda a gordura acumulada. Além disso, é uma maneira diferente de se exercitar, deixando para trás as rotinas repetitivas das academias. Se você quiser descobrir quais outros benefícios o spinning traz, clique aqui.

Então, anime-se, leve água suficiente, uma pequena toalha para secar o suor e um lanche para comer depois da sessão. Desafie-se e você ficará surpreso com as coisas que você pode conseguir através do spinning. Pedale forte!