Spinning: conheça os seus benefícios

1 de setembro de 2019
Se você prefere os esportes coletivos, o spinning pode ser a alternativa ideal para você. Vamos explicar os enormes benefícios que essa prática traz para a saúde.

O spinning continua a ganhar cada vez mais adeptos no mundo inteiro. Trata-se de um exercício aeróbico muito divertido, pois tem o acompanhamento da música e cada um dá o melhor de si. Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais benefícios do spinning. Não perca!

O que você precisa saber sobre o spinning

Trata-se de uma atividade física em grupo, escolhida principalmente por mulheres e que garante um excelente trabalho cardiovascular. O spinning foi projetado para as pessoas que gostam de se exercitar, mas que talvez fiquem entediadas ao estar sozinhas ou com treinos repetitivos como a musculação, por exemplo.

O melhor de tudo é que cada sessão é diferente e são usadas diversas músicas cujo ritmo é seguido através da pedalada.

O spinning (uma marca registrada) surgiu em 1987, quando um ciclista americano chamado Johnny Goldberg começou a dar aulas para amigos e familiares na garagem de sua casa com uma bicicleta ergométrica projetada por ele mesmo!

Sem dúvida, o caráter coletivo ou grupal é uma das principais características do spinning. Embora também possa ser feito individualmente, para muitas pessoas isso não seria tão divertido.

Quais são os benefícios do spinning?

O ciclismo é um dos melhores exercícios em termos cardiovasculares, mas esse não é o único benefício da prática do spinning. Vamos falar sobre os mais importantes:

1. Fortalece a parte inferior do corpo

Uma das razões pelas quais a maioria das pessoas que praticam o spinning são mulheres. O spinning trabalha principalmente as pernas, os glúteos e as coxas.

No entanto, o melhor de tudo é que a parte superior do corpo (principalmente braços e abdominais) também não fica de fora. Sem dúvida, é um exercício muito completo.

O spinning trabalha principalmente as pernas

2. Melhora o sistema cardiovascular

Como é um exercício de cardio com todas as letras, não podemos ignorar o benefício direto que o spinning tem sobre o coração. Ele é fortalecido de tal forma que até mesmo a frequência cardíaca quando estamos em repouso é reduzida. Além disso, o spinning melhora a circulação sanguínea e equilibra a pressão arterial.

3. Ajuda a emagrecer

Uma aula de spinning é garantia de suor e queima de gordura. Um dos principais benefícios desse exercício é a possibilidade de emagrecer, já que as aulas são bastante exigentes. Mas não se assuste: se você nunca fez isso antes, você pode ir no seu próprio ritmo e aumentar o esforço gradualmente.

A quantidade de calorias queimadas em uma aula de spinning vai depender de cada pessoa, mas você deve ter em mente que, para ter resultados, é necessário que o exercício seja acompanhado por uma dieta equilibrada.

4. Melhora o humor

Muitas pessoas que praticam esportes têm como objetivo eliminar o estresse e as tensões e se sentirem mais felizes. Isso ocorre porque o exercício libera hormônios conhecidos como ‘hormônios da felicidade’ e isso se traduz em um melhor humor, menos irritabilidade e em dar adeus à depressão ou à angústia.

Experimente fazer spinning depois de um dia péssimo no trabalho. Ao chegar em casa, você nem vai se lembrar dos problemas do dia e vai dormir com um sorriso no rosto. Chega de estresse!

5. Fortalece o sistema respiratório

Essa é outra vantagem do spinning, assim como acontece com todos os exercícios de cardio. Você terá mais resistência, não apenas para treinar, mas também para a vida cotidiana, incluindo subir escadas, correr para alcançar o ônibus ou brincar no parque com os filhos.

6. Permite socializar

Quando uma pessoa se exercita em grupo, ela se sente mais motivada e apoiada. Muitas amizades são formadas graças ao esporte, e o spinning não fica de fora.

Fortalece o sistema respiratório

Se você mora sozinho ou não tem muitos amigos, recomendamos que você pratique o spinning, pois isso permite que você esteja em contato com outras pessoas com os mesmos interesses que você.

Sem dúvida, o spinning também tem muitos outros benefícios, tais como ganhar autoconfiança, deixar os complexos de lado, eliminar pensamentos negativos, melhorar a autoestima, fortalecer os ossos, músculos e articulações, acelerar o metabolismo, descansar melhor e se divertir. Então, não hesite em praticar o spinning e aproveite!

  • Polla, M. F. (2014). Control de la intensidad del ejercicio en la práctica del ciclismo indoor a través de la percepción subjetiva del esfuerzo. Universidad FASTA.