4 coisas que reduzimos quando fazemos cardio

8 de abril de 2019
É importante que estejamos conscientes para que serve exatamente cada exercício. Por isso, hoje, veremos a aplicação do cardio.

Os exercícios aeróbicos são muito benéficos para a nossa saúde. Por isso, é recomendável fazê-los pelo menos três vezes por semana. Nós reduzimos uma série de coisas quando fazemos cardio, continue lendo este artigo e descubra quais.

Quando fazemos cardio reduzimos alguns quilos

Essa é uma das principais vantagens dos exercícios cardiovasculares. Ele nos ajuda a perder peso, porque em uma sessão conseguimos queimar bastante calorias. É claro que, para atingir esse objetivo, temos que treinar várias vezes por semana e fazê-lo em um ritmo vigoroso.

Visor da esteira

A gordura é o combustível que temos disponível para realizar as nossas atividades diárias. No entanto, quando comemos mais do que a quantidade que gastamos, ela começa a se acumular, principalmente na barriga.

Quando fazemos exercícios de cardio, usamos essa gordura de reserva devido à intensidade do exercício. Por isso, é essencial se quisermos perder peso.

Quando fazemos exercícios de cardio, reduzimos o colesterol

Outro benefício dos exercícios de cardio é que eles melhoram a saúde cardiovascular e, por isso, podemos reduzir os níveis de triglicéridios e do colesterol ruim no sangue. E não é só isso, já que também podemos reduzir a glicose, bem como a pressão arterial.

Isso ocorre porque, para fazer esse exercício, o nosso coração deve bater mais rápido e, portanto, bombear mais sangue. Ao mesmo tempo, os pulmões terão que inalar mais oxigênio, o que permitirá ao organismo cumprir as suas funções.

Embora isso possa parecer um pouco estressante para o corpo, a verdade é que é uma mudança positiva. Oxigenar adequadamente o sangue reduz a possibilidade de ataques cardíacos, assim como também aumenta a resistência física para realizar qualquer tipo de exercício ou atividade.

Quando fazemos exercício de cardio, reduzimos as gorduras que se acumulam nas paredes das artérias e elas se tornam mais elásticas e saudáveis.

Garota suada

Quando fazemos exercícios de cardio, reduzimos o estresse

Sem dúvida, uma das principais vantagens de fazer cardio é que ele melhora o nosso humor em questão de minutos. Quando realizamos exercícios desse tipo, o corpo libera vários hormônios, incluindo a endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade.

É por isso que no final do treino estamos cansados, mas, ao mesmo tempo, felizes e, até mesmo, com uma mente mais clara para encontrar soluções para os nossos problemas diários.

Quando estamos tristes, deprimidos, estressados, nervosos ou ansiosos é uma boa ideia fazer exercícios de cardio! Seja andar de bicicleta, correr no parque ou nadar. E se adicionarmos uma música divertida, como por exemplo acontece em uma aula de zumba, step ou aeróbica, os efeitos serão ainda mais visíveis.

Quando fazemos cardio, podemos reduzir as doenças

Outra questão muito interessante em relação a esse tipo de exercício é que ele tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Sendo assim, reduzimos as chances de sofrer resfriados, gripes ou qualquer outra doença viral ou bacteriana.

E atenção, porque também é recomendado praticá-lo quando estamos doentes, para que a recuperação seja mais rápida e completa. Não há necessidade de fazer uma atividade muito ativa ou intensa, basta trotar ao redor do parque ou caminhar rápido que já é o suficiente.

Algumas pesquisas sugerem também que fazer exercícios de cardio ajuda a prevenir outros tipos de doenças mais complexas e graves, como no caso do câncer e doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Não se trata de ir correr sem parar, nem de usar bicicleta fixa na academia por horas. O cardio deve ser feito de forma progressiva e tendo em conta as nossas capacidades.

É recomendável completar três sessões semanais de pelo menos 30 minutos cada. Você pode alternar entre os diferentes exercícios e disciplinas até encontrar um que você mais gosta.

Existem inúmeras opções para você escolher: spinning, boxe, zumba, step, corrida, hidroginástica, bicicleta, dança. Agora não tem mais nenhuma desculpa!