Quero emagrecer! Quais exercícios queimam mais calorias?

· 4 de julho de 2018
Existem alguns exercícios que são nossos aliados no objetivo de emagrecer e queimar o maior número possível de calorias. Como sempre, alcançar bons resultados também será uma questão de ter um pouco de controle e consciência sobre nossa alimentação, afinal perder peso sempre envolverá um déficit calórico.

Estar saudável deve ser o principal motivo para praticar esportes, mas ficar em forma também é algo bastante motivador. Se tivermos uma dieta saudável e ao mesmo tempo praticarmos exercícios físicos veremos como a forma de nosso corpo mudará dia a dia. Mas quais entre todas as opções de atividades físicas são melhores para emagrecer, quais exercícios queimam mais calorias?

Muitos sabem que correr é uma das formas mais rápidas de perder calorias, criar um déficit calórico e portanto perder peso, mas nem todos são amantes desse esporte. Podemos queimar calorias de outra maneira? É claro que sim!

Quais exercícios queimam mais calorias?

Se correr não é a sua praia, não se preocupe. A queima de calorias também pode ser alta em vários outros exercícios. Aqui estão algumas opções entre as quais você pode escolher:

Subir em uma bicicleta

Ainda que fazer bicicleta na academia seja algo bastante confortável, se você fizer esse exercício ao ar livre suas possibilidades de queimar ainda mais calorias aumentam. Acredita-se que uma hora desse esporte, quando praticado ao ar livre, pode trazer a queima de 680 calorias em média. Os terrenos ao ar livre possuem subidas e descidas, além de terem solos irregulares que ajudam nesse objetivo.

Natação

Mulher mergulhando praticando natação

O estilo livre desse esporte te ajudará a queimar uma média de 700 calorias por sessão, sendo cada sessão de uma hora. Já sabemos que a natação é um dos esportes mais completos, pois trata-se de um trabalho de corpo inteiro. Se você escolher alguma modalidade esportiva que combine força e natação, como o estilo borboleta, suas possibilidades de queima de calorias serão ainda maiores.

Escalada

Outro excelente esporte que você pode praticar ao ar livre. Lembre-se que para queimar calorias não é necessário ir até uma academia, você pode conseguir alcançar esse objetivo com vários esportes ao ar livre.

A escalada é uma atividade incrível para chegar nessa meta, pois consiste em esforços de máxima intensidade durante um curto espaço de tempo, com intervalos de descanso. Essa é uma maneira muito eficaz de queimar calorias, pois seu corpo é empurrado em direção ao seu rendimento máximo.

Boxe

Em uma sessão de trinta minutos você pode chegar a queimar algo como 325 calorias. Esse esporte é considerado um tipo cardiorrespiratório, também conhecido apenas como cardio.

Ainda que o movimento não seja extremo, é capaz de demandar uma enorme capacidade cardiorrespiratória e por isso é uma excelente opção para nossa busca de quais exercícios queimam mais calorias.

Transport ou esteira elíptica

Mulher fazendo transport na academia

Essa é a máquina da moda em qualquer academia desde que foi inventada. É ideal para queimar calorias e tonificar os músculos. Em uma sessão de meia hora a um ritmo de 6 quilômetros por hora podemos consumir 250 calorias em média.

Se ainda assim quiser aumentar o gasto calórico, tornando o transport ainda mais efetivo no objetivo de desenvolver músculos e queimar calorias, você pode escolher programas que alternem intensidade e velocidade.

Faça uso da força dos braços e das pernas ao mesmo tempo, durante um minuto, o mais rápido que você puder, e volte para um ritmo normal. Faça isso repetidas vezes e verá como seu batimento cardíaco subirá mais que com uma velocidade constante.

Cross-country

Ainda que não possamos fazer isso o tempo todo, há máquinas em algumas academias que imitam esse movimento. A diferença do esqui tradicional, que consiste em descer por montanhas em uma velocidade alta,  é que este se trata de percorrer longas distâncias em terrenos planos com algumas ondulações. Podem ser queimadas até 500 calorias em 40 minutos.

É por isso que em zonas costeiras, parques e outros lugares habilitados para prática desse esporte é possível ver pessoas com sapatos parecidos com os equipamentos de esqui, que servem de apoio para caminhar. Esse esporte é um tipo de esqui nórdico.

Spinning indoor

Alunos animados em uma aula de spinning

Ainda que a técnica varie um pouco, esse esporte é basicamente o que já conhecemos como spinning. Dizem que é sem dúvida um dos exercícios que mais gastam calorias, pois em uma sessão intensiva de 50 minutos de duração é possível chegar a gastar entre 700 e 900 calorias ao todo.

Quanto maior o peso que você colocar no equipamento, maior será a queima de calorias. Compareça diariamente a uma aula de spinning indoor e queime calorias como um louco. Além disso, é também um exercício muito bom para tonificar e dar um aspecto malhado para suas pernas.

Você já deve ter percebido que não é preciso amar corridas para queimar calorias. Há muitas outras opções disponíveis, mesmo que você não seja tenha um amor especial pela academia em si ou se você não gostar das opções ao ar livre.

Você pode alternar entre todas as opções para que não fique entediado ou muito monótono. Vamos agora que você já sabe quais exercícios queimam mais calorias, mãos à obra!