Pratique cardio intenso para queimar mais gordura

Os exercícios de cardio intensos podem nos ajudar a queimar uma boa quantidade de gordura, mas não se esqueça que a atividade física deve necessariamente ser combinada com uma dieta adequada.
Pratique cardio intenso para queimar mais gordura

Última atualização: 18 janeiro, 2019

Entre os objetivos mais citados por aqueles que decidem se matricular em um academia, temos o de perder peso como um dos mais comuns. Para atingir esse objetivo  por meio da queima de gordura, exercícios de cardio intenso são a melhor opção.

No entanto, antes de começar a treinar e queimar gordura, não podemos ignorar o fato de que gorduras e calorias são as principais fontes de energia para o nosso corpo.

Do outro lado da mesma moeda estão aqueles que querem reduzir o diâmetro de sua cintura de uma maneira milagrosa – sem considerar que este é um processo que não inclui apenas o exercício físico diário.

O que é um exercício de cardio intenso?

O cardio intenso inclui toda atividade física projetada para aumentar o número de batimentos cardíacos por minuto por um certo tempo. São treinos que devem andar de mãos dadas com exercícios de fortalecimento muscular. Isso é feito com o objetivo de evitar a flacidez que é gerada pela perda de peso.

Em uma academia, as melhores maneiras de realizar cardio intenso são com equipamentos como a esteira. Entre todas as máquinas para realizar cardio, no entanto, há duas que se destacam: a bicicleta elíptica ou transport e a bicicleta estática.

Mulher fazendo exercício no transport

Vamos pedalar!

Este exercício traz consigo uma série de benefícios para todo o nosso corpo. Em uma hora de trabalho ele pode queimar entre 450 e 830 calorias – dependendo do seu esforço. É uma porcentagem de até quatro vezes maior que a que queimamos enquanto caminhamos.

Resultados semelhantes são obtidos em uma bicicleta convencional. Mantenha sempre um ritmo intenso e não faça apenas um simples passeio.

Além disso, a variedade de movimentos, tanto em uma bicicleta elíptica quanto em uma bicicleta estática, é bastante semelhante à de muitos exercícios com pesos. Isso permite manter e até aumentar a força do aparelho muscular  enquanto queimamos gordura.

Exercício para todos: a caminhada

O mais comum dos exercícios é andar. Com ele, podemos começar sem nenhum treinamento prévio. É também um excelente aquecimento para outras atividades, especialmente se for uma pessoa sem qualquer preparação física.

Menina andando no litoral

Correr ou trotar também são exercícios muito saudáveis, embora seu nível de exigência exija certas habilidades adquiridas. Pular corda é a opção ideal quando a dinâmica da vida ou as mudanças do clima não permitem atividades ao ar livre.

Da mesma forma encontramos outros esportes, como futebol ou basquete, que exigem movimento constante, assim como as artes marciais ou boxe. Mais do que o motivação proporcionada pelas competições, seus benefícios vêm de suas duras sessões de treinamento.

Treinamento HIIT: intensidade alta, resultados máximos

Os treinos de HIIT levam o conceito de cardio intenso a um estágio mais alto. Embora os resultados das práticas ‘tradicionais’ sejam positivos, o treinamento intervalado provou ser ainda mais eficiente na queima de gordura.

Um treino HIIT é a combinação de períodos altamente controlados com movimentos de alta intensidade e espaços para descanso e recuperação. Isso resulta em uma melhora notável na capacidade do corpo de oxidar as gorduras.

Devido ao seu alto nível de demanda, não é aconselhável passar do sedentarismo para essas rotinas drasticamente. Uma adaptação progressiva é necessária sob a supervisão de um professor ou médico especialista que certifique que você está capacitado para suportar o alto esforço físico.

Benefícios da cardio intenso

Os exercícios cardiovasculares intensos conseguem muito mais do que reduzir os números da balança: eles otimizam o funcionamento do coração e dos pulmões e são eficientes para reduzir os níveis de estresse e melhorar a qualidade das horas de sono e descanso.

Além disso, eles evitam condições como diabetes e hipertensão, enquanto ajudam a manter baixo o colesterol ruim.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.