Quais os benefícios de pular corda?

7 de março de 2019
Não importa qual seja a modalidade esportiva que você costuma praticar ou em qual você compete, pular corda é um exercício que sempre pode te ajudar a ganhar força, agilidade e a entender melhor o seu corpo, o que vai fazer com que seu desempenho melhore em todos os esportes

A atividade de pular corda é um dos exercícios mais completos para treinar e trabalhar o corpo todo. Além disso, uma de suas grandes vantagens é o de ser uma atividade física diferente e divertida. Conheça todos os benefícios de pular corda a seguir.

Este tipo de exercício ganhou muita popularidade ultimamente e se tornou os favoritos de muitos artistas e do público em geral. Mas quais são os benefícios de pular corda para ter se tornado uma atividade querida?

Pular corda: o exercício da moda

Na verdade, pular corda é uma das atividades físicas mais interessantes e divertidas que entraram na moda nos últimos anos. Celebridades do mundo todo estão incluindo este exercício em sua rotina diária e os resultados são extraordinários.

No mundo das celebridades, a cantora Katy Perry afirma ser uma verdadeira fã de pular corda, porque ela não sente que está treinando e ainda pode aproveitar todos os benefícios.

Mulher pulando corda ao ar livre

Pular corda é uma das atividades recreativas mais comuns durante a infância. No entanto, ao longo dos anos, ela vai sendo deixada para trás, ignorando que a prática constante de pular corda tem muitos benefícios para a saúde em geral.

Para definir o tempo dessa atividade, uma sessão diária ou dias alternados de 30 minutos é suficiente para começar a perceber os benefícios.

Os benefícios de pular corda

Queima de calorias

Uma das principais vantagens de pular corda é a queima de calorias. Por causa disso, é um exercício extraordinário para todas as pessoas que estão interessadas em perder peso de forma saudável.

Com este exercício de alta intensidade, são queimadas cerca de 10 calorias por minuto; assim, depois de uma sessão de 30 minutos, 300 calorias vão ser queimadas, em média.

Treinamento para o corpo inteiro com a corda

Treinamento para o corpo inteiro

Outra das grandes vantagens de pular corda é o treinamento do corpo inteiro. Como já vimos, é uma das atividades físicas mais completas, já que trabalha tanto a parte superior quanto a inferior do corpo, ao mesmo tempo.

Ao manter todo o corpo em constante movimento, todos os músculos se movem e se revigoram. Por sua vez, isso leva a uma grande queima de calorias.

Exercício Cardiovascular

O hábito de pular corda de forma constante e disciplinada é um excelente treinamento para todos os músculos do corpo, incluindo o coração.

Nesse sentido, especialistas da área científica comentam que esse tipo de exercício ajuda a melhorar a capacidade cardiovascular da pessoa; assim, o atleta vai começar a se oxigenar mais e melhor, de acordo com suas habilidades.

Tonificação do corpo

Pular corda também é muito eficaz para tonificar o corpo. Este tipo de exercício é altamente recomendado para perder peso de forma eficaz, ao mesmo tempo em que o exercício tonifica e fortalece todos os músculos do corpo ao mesmo tempo.

Melhora a coordenação

Pular corda é uma atividade altamente recomendada para melhorar a coordenação. Isso se deve ao fato de que a pessoa vai precisar ter todos os seus sentidos em alerta e no nível máximo de atenção para poder fazer os movimentos de salto corretamente e, dessa forma, evitar cair; a concentração é igualmente melhorada.

Mais resistência

É um dos exercícios mais eficazes para melhorar a resistência. Este tipo de treino aumenta a resistência aeróbica e, com isso, a capacidade da pessoa de resistir por mais tempo aos esforços feitos de forma contínua.

Mais diversão

Um dos grandes atrativos da prática de pular corda é a diversão. É uma atividade rítmica que rompe com os treinos entediantes de academia, obtendo ao mesmo tempo resultados extraordinários. Assim, não é à toa que ela vem ganhando mais adeptos a cada dia.

Efeitos negativos de pular corda

Assim como toda atividade física, há várias questões a serem consideradas ao praticá-la. No caso de pular corda, existem algumas desvantagens que vale a pena rever para dessa forma evitar lesões ou qualquer outro tipo de complicação.

Problemas nos joelhos

Por se tratar de um exercício baseado no salto, os joelhos recebem o impacto principal. Portanto, não é recomendável para pessoas que sofrem com problemas nas articulações ou com qualquer outra condição patológica dos joelhos.

Problemas nos joelhos

Da mesma forma, pessoas muito acima do peso ou obesas também devem tomar cuidados especiais e consultar um especialista antes de praticar o exercício. Outro aspecto importante a levar em conta é usar o calçado adequado para este tipo de atividade.

Baixa massa muscular

Pular corda não é o exercício mais recomendado para as pessoas que queiram aumentar significativamente sua massa muscular.

Se esse for o objetivo, então a atividade deve ser complementada com outro tipo de exercícios envolvendo pesos. Com essa combinação você vai aproveitar os benefícios de pular corda e da musculação.

Pular corda é um excelente exercício para o corpo e para a saúde em geral. É uma das atividades físicas mais completas, pois trabalha quase todos os grupos musculares; ao mesmo tempo em que melhora a resistência e tonifica o corpo. Comece a treinar hoje mesmo!