Treino TRX para nadadores: exercícios em suspensão

21 de abril de 2019
Os exercícios com TRX nos permitem fazer um treinamento em suspensão que traz algumas qualidades que outros treinos não têm. Você pode trabalhar qualquer região específica do corpo que você deseja tonificar.

A natação é um esporte muito completo e exigente. Por isso, o treino dos nadadores deve conter exercícios específicos para melhorar a sua capacidade. Uma excelente escolha para alcançar esse objetivo é através de exercícios com TRX para nadadores.

O que são os exercícios com TRX?

Também chamado de treinamento de suspensão, consiste em usar uma fita presa a um ponto fixo, que pode ser um suporte de parede ou uma barra horizontal. Com esse elemento, usa-se o peso do próprio corpo e a força da gravidade para realizar exercícios variados.

Os benefícios dos exercícios com TRX

Em geral, na hora de descrever as vantagens dos exercícios com TRX para atletas, os seguintes pontos podem ser listados:

  • Permite treinar todo o corpo e também vários grupos musculares ao mesmo tempo.
  • Serve para aumentar a força, a resistência e a flexibilidade.
  • É possível fazer circuitos com diferentes exercícios para fazer um treino cardiovascular.
  • É ideal para o fortalecimento do core.
  • O próprio atleta controla a intensidade dos exercícios.
  • Não requer grandes instalações. Basta um kit de TRX.
  • Pode ser combinado com outros treinos: muitos atletas fazem ao lado da piscina e misturam ambos.
Homem trabalhando peitoral

Por que os exercícios com TRX são aconselháveis para nadadores?

Em vez de treinar os músculos, com o treinamento em suspensão treinamos os movimentos. Isso é mais ou menos a mesma coisa que acontece com a natação. Sendo assim, é possível treinar movimentos muito semelhantes aos que são realizados na água.

Além disso, como mencionamos anteriormente, é um ótimo exercício para melhorar a força, a resistência e a capacidade aeróbica. Todas essas são qualidades muito importantes na natação.

Quatro exercícios com TRX para nadadores:

Sendo assim, uma vez explicada a sua relevância, agora vamos detalhar alguns exercícios com TRX para nadadores altamente recomendáveis para a preparação física do atleta. Além de melhorar as capacidades atléticas, também é útil na hora de corrigir a técnica.

Batida de pernas

1.- Batida de pernas

Trata-se é uma ação característica da natação. Para exercitá-la com o TRX, nós devemos ficar de barriga para baixo, com as palmas da mão como sustentação e os braços estendidos. As pernas devem ficar nas faixas elásticas, penduradas no alto. Em seguida, movimente as pernas alternadamente.

Tanto para esse quanto para o resto dos exercícios com TRX para nadadores, é muito importante manter uma boa postura. Isso envolve contrair os músculos abdominais para estabilizar a cintura e levantar o quadril na mesma linha da coluna.

2.- Remada com TRX

Primeiramente, para executar esse exercício de costas e braços, devemos ficar parados e segurar as fitas com as mãos. A partir dessa posição, devemos nos balançar para trás até que os braços estejam completamente estendidos. Nessa hora, você deve puxar as fitas de suspensão para retornar à posição inicial.

Mais uma vez, é importante salientar que tanto as costas quanto as pernas devem manter uma posição estável. Trata-se de um exercício ideal para nadadores.

Remada com TRX

3.- Peitoral com TRX

Quando você for realizar esse exercício, é necessário certificar-se de que as faixas estão totalmente estendidas. Você deve segurá-las com os seus braços estendidos e o tronco reto. Essa será a posição inicial.

Em seguida, devemos inclinar o corpo para a frente, como se estivéssemos fazendo flexão no chão. É importante que os braços formem um ângulo de 90° no ponto de flexão máxima. Ao abaixar, devemos inalar o ar. Já a expiração é feita ao voltarmos para a posição de início.

4.- Rotação de tronco

Esse é um exercício ideal para fortalecer os músculos da região média. Eles são os responsáveis pela rotação dos quadris que nadadores executam no estilo crawl e costas. A posição inicial é em pé, dorsos das mãos voltados para cima e com os braços totalmente esticados. Ambas as mãos devem segurar as fitas no mesmo ponto.

O exercício consiste em inclinar o corpo para trás e, a partir daí, girar o tronco para o lado para retornar à posição inicial. Assim, ficaremos de pé novamente, mas com o tronco voltado para o lado. As mãos devem sempre estar alinhadas com o centro do peito, de modo que a força seja exercida com o quadril.

Rotação TRX

Portanto, o treino TRX para nadadores pode ser uma ótima alternativa ao treinamento convencional. Os movimentos são específicos e permitem trabalhar a coordenação e a estabilidade de todo o corpo. Sem dúvida, é algo que todos os atletas podem incluir nas suas rotinas.