Exercícios para perder peso: 5 opções diferentes para você escolher

· 11 de julho de 2018
Existem muitas formas de perder peso. A maioria delas envolve fazer uma boa dieta e ter uma rotina de treinos estruturada. Se combinarmos as duas coisas e realizamos uma série de exercícios simples, mesmo sem um grande nível de intensidade, poderemos chegar ao nosso objetivo com mais facilidade.

Dieta e exercício são os dois pilares fundamentais do emagrecimento, isso com certeza você já sabe. Agora, dentro da atividade física, há muitas opções de exercícios para perder peso. Você gostaria de saber quais são? Continue lendo e veja a seguir quais exercícios são mais eficazes.

Opções de exercícios para perder peso

Não é preciso passar horas e horas na academia, nem comer apenas uma maçã por dia. Existem opções mais saudáveis e eficazes para diminuir o peso, sem deixar a saúde de lado. Alguns exercícios para perder peso são:

  1. Treino de pernas e glúteos

As mulheres são as mais adeptas a esse tipo de exercício, porque eles permitem tornear os membros inferiores em menos tempo. Após fazer meia hora de exercícios aeróbicos (bicicleta, escada ou esteira, por exemplo), esse treino leva apenas 10 minutos.

Comece com agachamentos (3 séries de 15 repetições cada). Depois, salte em um step (3 séries de 15 repetições). Faça elevações traseiras de pernas apoiando as mãos e os joelhos no chão (3 séries de 20 repetições em cada perna). Depois, elevações laterais (3 séries de 15 repetições por perna) e elevação pélvica (3 repetições de 10 segundos cada).

Mulher fazendo agachamento na sala de casa seguindo treino no computador

  1. Exercícios para perder peso: sprints

Outra opção para emagrecer, e sem precisar nenhum acessório. Os sprints podem ser feitas em uma esteira ou com um TRX, mas também em casa ou ao ar livre, sem ferramentas adicionais.

Trata-se basicamente de correr ou simular que está correndo, sem sair do lugar, na velocidade máxima durante um minuto, com descanso de 30 segundos. Repita mais duas vezes. Esse exercício, além de queimar calorias, melhoras a resistência cardiovascular e respiratória.

  1. Spinning

É um exercício aeróbico muito potente, que pode ser feito com uma bicicleta fixa ou uma “normal”, seja ao ar livre ou indoor. Se você decidir experimentar uma aula de spinning, com certeza irá gostar. É muita intensa e faz transpirar muito.

Os exercícios de pedalada em diferentes velocidades e cargas são acompanhados por uma música divertida, da moda. Por isso, além de treinar, você se diverte. Essa aula tem muitos adeptos em todo o mundo por conta de seus efeitos: baixar o peso, melhorar a força muscular das pernas, aumentar a resistência física e cardiorrespiratória.

  1. Treino de abdominais

Já sabemos que os abdominais são os mais “odiados” da academia, mas com certeza eles são uma ótima oção entre os exercícios para perder peso, sobretudo se estamos falando de querer moldar nossa barriga. Um treino pode durar aproximadamente 10 minutos e combinar vários exercícios.

Mulher fazendo abdominais laterais no colchonete

Comece com os básicos: barriga para cima, pernas flexionadas e plantas dos pés apoiadas no chão. Coloque as mãos na nuca e tire as costas do chão, levantando até as pernas. Faça 20 repetições. Depois, faça o mesmo, mas com os joelhos elevados e as pernas cruzadas. Também serão 20 repetições.

O próximo exercício será feito na posição anterior. Ao invés de subir e baixar para frente, você fará de um lado para o outro. Por fim, com a mesma postura, finja que está pedalando formando círculos com as pernas. Nesse exercício, faça 20 repetições de cada lado.

  1. Treinamento HIIT

Mesmo sendo uma aula de alta intensidade, também podemos praticá-la em um nível mais baixo, de acordo com nossas capacidades. Há exercícios de cardio muito interessantes que também são uma das formas de perder peso.

Por exemplo os burpees, que ajudam a trabalhar glúteos, braços, abdominais, peitorais e quadríceps. Para fazê-los, fique em pé e leve o corpo para frente para tocar o chão com as mãos. Depois, flexione os joelhos, estique as pernas e faça uma flexão de braços. Ao levantar, salte.

Alunos fazendo burpees em uma aula de HIIT

Outro dos principais exercícios de HIIT é o Jumping Squat. É feito em pé, com as pernas abertas na largura do quadril. Com saltos, abra e feche as pernas enquanto acompanha com os braços em cima da cabeça. Quando as pernas estiverem juntas, os braços também devem estar. O mesmo acontece ao separá-las.

Junto com uma boa dieta e um descanso adequado, fazer esses exercícios simples de maneira rotineira é uma das melhores formas de perder peso que podemos encontrar. Além disso, esses exercícios para perder peso também diminuem muito nosso nível de estresse.