Os melhores exercícios de cardio para emagrecer e queimar gordura

· 19 de janeiro de 2019
Descubra quais são os melhores exercícios e aparelhos de cardio para emagrecer e queimar gordura de forma mais eficiente; planeje os seus treinos e complemente-os com uma dieta adequada

Seja pela saúde ou pela estética, muitas pessoas querem perder peso. O excesso de gordura é um problema cada vez mais comum que pode causar complicações sérias. Para resolver isso, veja os melhores exercícios de cardio para emagrecer a seguir.

Na prática, perder esses quilos a mais nem sempre é uma tarefa fácil. Para atingir esse objetivo, muita disciplina e persistência são necessárias. A primeira coisa a ser feita é reduzir a ingestão de calorias; ou seja, é necessário manter uma dieta adequada que não permita o acúmulo de gordura.

Porém, na maioria das vezes, a alimentação não é o suficiente: complementar a dieta com exercícios vai fazer com que a perda de peso seja muito mais rápida e eficiente. O exercício cardiovascular nos ajuda a queimar as reservas de gordura, permitindo assim que o corpo emagreça de forma eficiente.

Exercícios de cardio para emagrecer com aparelhos

Existem diferentes aparelhos para fazer exercícios de cardio. Mas qual é a melhor opção para emagrecer e queimar gordura? A esteira, a bicicleta ergométrica ou o elíptico, por exemplo, podem ser grandes aliados para atingir o objetivo. Todos eles podem ser muito eficazes se forem usados de forma correta e consistente.

Menina fazendo exercício na bicicleta ergométrica

No entanto, dentre todos os aparelhos para fazer cardio, o elíptico provavelmente é a melhor escolha. Ocorre que esse método tem muitas vantagens. A primeira delas é que, por ser um exercício de baixo impacto, ele reduz ao máximo o impacto nos locais do corpo mais propensos a lesões.

Dessa forma, o exercício no elíptico protege os joelhos, os tornozelos e os pés, muito mais do que os outros aparelhos de cardio. Assim, ele é uma excelente opção para obter uma boa forma física.

A segunda grande vantagem do elíptico é que o exercício feito nele é muito completo, pois requer o uso do corpo inteiro. É como fazer vários exercícios ao mesmo tempo; este método pode até mesmo ajudar a manter ou aumentar a força.

Treino de cardio de acordo com o protocolo de Lyle McDonald

O protocolo criado pelo americano Lyle McDonald é um método para queimar a gordura rebelde. O princípio deste método é o de que deve-se começar o treino com exercícios de cardio usando intervalos mais curtos de alta intensidade.

Com este conjunto de técnicas de cardio, é possível alcançar a gordura depositada em certas áreas mais difíceis, tais como os quadris ou o abdômen, de forma mais rápida.

Até o final da sessão, intervalos curtos de maior intensidade vão ser repetidos com o objetivo de queimar todo o açúcar armazenado nos músculos. 

Mulher fazendo treino de cardio de acordo com o protocolo de Lyle McDonald

Este método pode ser feito com qualquer equipamento de cardio. Porém, é importante começar com intervalos de alta intensidade moderados e então adaptá-los à medida que o organismo for se acostumando. Caso contrário, poderia ocorrer um overtraining.

Exercícios de cardio para emagrecer sem aparelhos

Algumas pessoas não se sentem muito motivadas com aparelhos ou então ficam entediadas com eles. Nesse caso, também existe a possibilidade de fazer exercícios de cardio sem aparelhos ou equipamentos especiais. As aulas aeróbicas de dança, spinning ou qualquer outra são uma excelente opção.

No entanto, é aconselhável fazer essas atividades com a supervisão de um profissional, a fim de evitar lesões e para que, dessa forma, o exercício seja mais eficiente quanto ao emagrecimento. O importante é persistir, por isso é necessário escolher uma atividade com a qual cada pessoa se sinta motivada.

Recomendações para um treino de cardio

Seja qual for o treino de exercícios de cardio para emagrecer que você escolher, existem algumas recomendações que devem ser levadas em consideração. A primeira é se hidratar constantemente durante a atividade.

A correta hidratação vai evitar a fadiga e o aparecimento de câimbras; além disso, outro elemento a ser considerado é a necessidade de fazer alongamentos sempre que terminarmos a atividade.

Finalmente, o ideal é combinar o treino com exercícios de cardio com um treino de exercícios anaeróbicos ou de musculação; isso vai nos permitir fortalecer a musculatura e reduzir o nível de gordura corporal, bem como emagrecer.

Além disso, os músculos geram um gasto calórico mesmo após o treino, de modo que o organismo vai continuar a trabalhar para emagrecer mesmo sem fazer nenhum esforço.