Esteira ou transport, o que é mais eficaz como exercício?

· 25 de julho de 2018
Essa pode ser uma das dúvidas que surgem quando procuramos uma maior eficiência. A resposta depende do que gostamos e do objetivo que queremos alcançar, então analisaremos cada uma das duas opções para que você tenha todos os dados para escolher ou alternar entre elas.

Esteira ou transport? A corrida sempre foi a forma mais comum de fazer exercício, porque não precisa de nenhum investimento e porque pode ser feita em qualquer lugar.

Por isso, houve muitos jovens e idosos, homens e mulheres que optaram por correr como seu esporte principal. No entanto, a chegada de novas máquinas fez com que surgissem dúvidas, como o que é mais eficaz, a esteira ou o transport.

Esteira ou transport, o que devo escolher?

Para aqueles que não conhecem o transport ou elíptico, diremos que é uma máquina que funciona com um movimento semelhante ao de uma bicicleta, mas na qual se fica em pé e é possível mover as pernas e os braços ao mesmo tempo.

Há aquelas de uso profissional, que você pode encontrar em academias, ou de uso semiprofissional, que você pode obter em lojas de esportes para ter em casa. Embora o movimento seja semelhante àquele feito durante a corrida, seus benefícios são diferentes. Vamos ver o que esta máquina proporciona versus a corrida.

Mulher correndo em um parque de dia

Trabalha os glúteos

O movimento do elíptico se assemelha a subir escadas enquanto se caminha para a frente. Isso trabalha muito bem os glúteos, algo que é muito mais difícil de se conseguir correndo, onde se trabalha mais outras regiões como a área dos joelhos e a parte inferior da coxa.

Trabalha o quadríceps

O mesmo movimento faz um trabalho intenso no quadríceps; um dos maiores músculos do corpo e também um dos mais difíceis de se treinar. É possível treiná-lo correndo, mas os resultados são mais visíveis nos homens do que nas mulheres.

Resultados visíveis mais rápido

O trabalho do elíptico é muito mais intenso do que aquele que pode ser feito correndo, por isso os resultados obtidos são vistos muito mais rapidamente. Em algumas semanas usando o transport, cerca de três dias por semana, você verá mudanças na forma das coxas e glúteos, diminuição da celulite se você for mulher e mais tonificação em seus músculos.

Trabalha o abdômen

O movimento para cima feito com as pernas enquanto se usa o transport também permite que você trabalhe seu abdômen, embora não de forma tão intensa quanto as pernas e os glúteos, mas se você o contrair durante o exercício, verá resultados esplêndidos após um ou dois meses.

Menos impacto

Muitas pessoas com sobrepeso, que sofreram ou sofrem de uma lesão crônica, não podem correr, principalmente por causa do impacto que este esporte causa nas articulações. Nesse caso a escolha entre a esteira ou transport é bem clara.

O elíptico não tem esse problema, as articulações não sofrem o mínimo impacto e ele pode ser usado por todos os tipos de pessoas. De fato, acredita-se que ele seja o exercício ideal para lesões no joelho, como a tendinite; por exemplo, uma vez que fortalece os músculos dessa área.

Mulher fazendo transport na academia

Trabalha os braços

Há duas maneiras de se exercitar no elíptico: uma é com os braços fixos à frente do corpo e a outra puxando o guidão que se move para arrastar as pernas. Esta última faz com que nossos braços trabalhem e, portanto, se tonifiquem, algo que não acontece correndo.

Melhora a coordenação e o equilíbrio

Quando se usa o transport, exercitando os braços e as pernas ao mesmo tempo, a coordenação de nosso corpo e o nosso equilíbrio são melhorados porque a concentração para realizar esse movimento deve ser maior.

Como dizem que a prática leva à perfeição, pessoas com problemas em um desses dois campos notarão grandes melhorias depois de um tempo usando a máquina.

Há alguma desvantagem?

Dependendo da intensidade com que você usa o elíptico, você queima menos calorias do que correndo; embora isso também dependa do ritmo com que você corre. No entanto, esta máquina cativa e, embora a princípio possa lhe custar muito tempo; temos a certeza de que a cada dia você aguentará mais e subirá para níveis mais altos, atingindo uma grande queima de calorias.

Como você pode ver há muitos aspectos a serem considerados na discussão “esteira ou transport”. Bem… Tire suas próprias conclusões.