6 razões pelas quais o elíptico é a melhor opção para fazer cardio

· 21 de março de 2019
Muitas pessoas preferem se voltar para as clássicas bicicletas ergométricas ou as esteiras na hora de fazer suas sessões de cardio, provavelmente por não conhecerem profundamente todas as virtudes que o elíptico pode lhes oferecer.

Embora muitas vezes ele não receba a importância que merece, o elíptico é um grande aliado do exercício aeróbico e uma das melhores opções para fazer cardio. Suas características propiciam um treinamento completo e exigente e por isso te convidamos a conhecer seus notáveis benefícios a seguir.

Além de ser classificado como o melhor aparelho para fazer exercícios aeróbicos, essa ferramenta tem uma virtude indiscutível: o risco de lesões é quase mínimo. Você vai continuar desperdiçando essas vantagens?

Benefícios do elíptico para fazer cardio

Ao enumerar as virtudes que este aparelho apresenta para os atletas que desejam fazer cardio, podemos listar as seguintes:

1. Envolve uma grande variedade de movimentos

Ao contrário dos outros aparelhos para cardio, o elíptico também cobre a parte superior do corpo. Desta forma, o gasto energético – e, portanto, calórico – é muito maior.

O elíptico permite queimar cerca de 300 calorias aproximadamente com apenas 30 minutos de exercício; se você chegar a uma hora de exercício, esse valor pode chegar a 700 calorias.

Graças à ajuda deste aparelho, você pode tonificar suas pernas, liberar a tensão nas costas e colocar sua cintura em movimento. Os elípticos permitem que você trabalhe até 80% da musculatura do corpo, incluindo:

  • Quadríceps.
  • Isquiotibiais.
  • Panturrilha.
  • Quadril.
  • Glúteos.
  • Lombar e abdominais.
  • Peitoral e dorsal.
  • Braços — bíceps, tríceps e deltoide.

2. Sem impacto

A esteira, talvez o equipamento número um quando falamos de cardio, tem a desvantagem de que cada passo envolve uma carga sobre tendões e articulações. Isso não acontece no elíptico, que se torna dessa forma um aparelho altamente recomendado para pessoas que geralmente sofrem de lesões nessas áreas.

Benefícios do elíptico para fazer cardio: sem impacto

3. É ideal para se recuperar de lesões

É uma excelente atividade para restaurar o movimento muscular após sofrer lesões. Seu principal benefício é que permite regular a demanda e intensidade de acordo com as necessidades e capacidades individuais. Além disso, os movimentos necessários são suaves e controlados.

4. Econômico e adequado para todas as idades

Precisamente por causa das características acima, o elíptico é um aparelho que não faz distinção entre idades, todos podem usar! Além disso, em comparação com a esteira, é muito mais barato e ocupa menos espaço. O combo ideal.

5. Multifuncional

O elíptico pode ser usado para aquecer antes do treino ou para fazer cardio ao final. Além disso, o grande número de alternativas em termos de resistência, ritmo e duração nos permite realizar muitos tipos diferentes de treinos, que servirão para alcançar resultados mais específicos.

6. Benefícios para o organismo

Pela combinação de todos os fatores acima, e assim como os outros exercícios de cardio, o elíptico é uma excelente maneira de melhorar a saúde cardiovascular. Você não vai apenas queimar gordura: ele também será útil para tonificar os músculos, especialmente os das pernas.

Além disso, ele é excelente para liberar a tensão, reduzir o estresse e limpar a mente, especialmente se você ouvir suas músicas favoritas. Como resultado desse divertimento, o sistema imunológico e as defesas também são muito favorecidas.

O elíptico proporciona benefícios ao organismo

Dicas para se exercitar no elíptico

Para aproveitar ao máximo seus benefícios, tenha em mente as seguintes sugestões em relação ao elíptico:

  • Comece com tranquilidade: você não precisa fazer uma hora direto desde a primeira semana; comece com 15 ou 20 minutos e vá aumentando a duração de 5 em 5 minutos.
  • Regule a intensidade: tente alcançar uma boa técnica antes de aumentar muito o ritmo; você pode combinar períodos de alta intensidade com outros mais moderados, como é feito no HIIT.
  • Quando suas pernas estiverem esgotadas, faça mais força com os braços para ajudá-las.
  • Varie a posição: se você pressionar com as pontas dos pés, você vai trabalhar mais o quadríceps; por outro lado, se você empurrar mais com os calcanhares, você vai usar mais exercício os glúteos.

Considerando tudo isso, você já sabe: na próxima vez que tiver que escolher um aparelho de cardio na academia, faça um teste com o elíptico.

Se você já tem um em casa, é hora de que ele deixe de ser um cabideiro caro para ter o uso que ele merece. Então aumente o som da música e melhore a sua saúde com alguns minutos de esforço!