5 maneiras de melhorar seu ritmo na corrida

Correr é um exercício simples de se fazer. No entanto, às vezes é um pouco complicado encontrar um bom ritmo com uma boa velocidade e mantê-lo. Por isso, hoje trazemos algumas dicas para melhorar seu ritmo na corrida.
5 maneiras de melhorar seu ritmo na corrida

Última atualização: 18 novembro, 2019

Melhorar seu ritmo na corrida aumentará sua resistência e melhorará sua capacidade respiratória. Além disso, você poderá percorrer uma distância maior em menos tempo.

Para conseguir isso, você só precisa de muito esforço para provar e mostrar a si mesmo o que é capaz de alcançar. Então, nesse artigo, trazemos 5 maneiras de desenvolver um ritmo melhor na corrida. Venha conosco!

Correr, running, sprint, como você preferir chamar, é um processo de movimento a pé. É um esporte que pode ser feito profissionalmente ou como amador.

No entanto, em ambos os casos, diferentes benefícios são adquiridos no que diz respeito à saúde e estética. Dessa forma, correr é realmente muito bom para garantir o bem-estar do nosso corpo.

Entre os benefícios que a corrida proporciona, a perda de peso, os músculos tonificados e a redução da celulite se destacam, além, obviamente, da redução do risco cardíaco.

1. Melhorar seu ritmo na corrida: variedade em primeiro lugar

Se você for correr todos os dias, no mesmo horário e a mesma distância, tudo bem. No entanto, é muito provável que você em algum momento queira avançar. Ou seja, fazer a mesma coisa nem sempre gera resultados diferentes. Então, se o objetivo é evoluir mais a cada dia, você deve mudar suas ações.

Mulher correndo animada no parque

Isso não significa que você deva fazer uma mudança extremamente radical. O que você deve fazer é alternar e variar as distâncias, assim como o tempo que corre.

Dessa forma, o corpo será forçado a trabalhar mais. Além disso, você pode alternar as distâncias entre os dias ou até no mesmo dia, o importante é que você não faça sempre a mesma coisa.

Estabelecer a distância depende em grande parte da sua resistência. Pode-se dizer que uma corrida curta varia entre 150 e 500 metros. Por outro lado, a longa varia entre 1000 e 5000 metros.

Portanto, com o aquecimento adequado, essas distâncias podem ser tomadas como referência. Além disso, uma vez que você souber em quanto tempo percorre essas distâncias, trabalhe para diminui-lo.

2. Controle sua respiração

Respirar é um fator significativo para melhorar seu ritmo na corrida. Dessa forma, não saber como mantê-la estável afeta a velocidade e o ritmo em que você corre.

Uma respiração ofegante e cansada não é benéfica ao correr. Por outro lado, inspirar uma pequena quantidade de ar fará você se cansar mais rapidamente. Portanto, você deve fazer um esforço para controlar sua respiração e mantê-la estável enquanto corre.

Homem e mulher cansados correndo ao ar livre

3. Use pesos

Os pesos não são apenas para exercícios de ginástica, eles também servem para corredores! O uso dos pesos lhe dará a força, o poder e a resistência que você precisa para melhorar seu ritmo na corrida. Assim, você tem duas opções para incorporar os pesos ao seu treinamento:

  1. Correr com pesos nos tornozelos.
  2. Faça rotinas curtas de exercícios com pesos ou bandas elásticas.

Qualquer opção que você escolher ajudará. Deve-se notar que você não deve correr ou treinar com pesos diariamente. É melhor fazê-lo duas vezes por semana, protegendo-se assim do risco de lesões.

4. Corra subindo

Uma maneira de dar força às suas pernas para melhorar seu ritmo na corrida é praticar em superfícies íngremes. Você também pode incluir declives em sua rotina, mas não com muita frequência, pois o impacto nos joelhos não é muito benéfico.

Correr subindo uma ladeira lhe dará mais força, o que aumentará sua resistência. Além disso, você pode alternar na inclinação, em superfícies planas e escadas.

5. Simplicidade também conta

Há outras maneiras simples de ajudar a melhorar o ritmo da corrida. Aplicá-las não lhe custará nada e também tornará seu treinamento muito mais eficaz:

  • Pular corda antes de correr. Pular corda é uma boa maneira de se aquecer. E também lhe dará a coordenação e força nas pernas e no abdômen que são necessárias para a corrida.
  • Use sapatos confortáveis. Acredite ou não, o calçado é um fator importante. Não use sapatos muito rígidos e pesados. Escolha um bastante leve e acolchoado.
  • Contrair o abdômen. Mantenha o abdômen contraído enquanto corre. Isso não apenas definirá seu abdômen, mas também ajudará você a ter uma boa postura. Esse é um fator essencial para poder praticar o esporte corretamente.
Homem amarrando um tênis de corrida

Melhorar o ritmo na corrida vai dar uma reviravolta considerável ao seu estado físico e mental. Então, assimile essas dicas e não desista. Ser constante e não desistir é a chave para o sucesso. V

ocê ficará surpreso ao ver como com essas dicas você poderá correr distâncias maiores sem se cansar. Além disso, não se esqueça de se hidratar e comer bem. De resto, é colocar as pernas para trabalhar!


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.