6 truques simples para você aderir à corrida com sucesso

17 de novembro de 2019
A corrida é uma das melhores atividades para nos mantermos em forma e limparmos as nossas mentes por um tempo; se você quiser incluí-la na sua rotina, tome nota de algumas dicas para afastar a preguiça

Nos últimos anos, o número de pessoas que dão uma maior importância à sua aparência e aos cuidados físicos aumentou. Se você está entre elas e buscando resultados, veja dicas para aderir à corrida a seguir.

Correr é uma das atividades preferidas pois podemos praticar e melhorar facilmente. Talvez outro motivo seja pelo investimento mínimo exigido em comparação a outras atividades esportivas. Por isso, vamos te mostrar alguns truques para você aderir à corrida com sucesso no artigo de hoje.

Por que você deveria considerar a corrida na sua vida?

Esta atividade tem sido associada à conscientização das pessoas para melhorar a sua saúde em um nível preventivo. Muitos a associam a corrida à redução do estresse, do peso e melhora do estilo de vida. Por não exigir um grande investimento para a sua prática, ela é acessível para quase todas as pessoas.

Basicamente é possível correr em qualquer espaço que imaginarmos: ao ar livre, em quadras esportivas, na praia ou na rua.

Menina correndo na cidade

Antes de começar é aconselhável consultar um médico para fazer uma avaliação, já que seu corpo será exposto a um esforço adicional. Um exame de eletrocardiograma e outros exames prévios simples vão ser o suficiente para que o seu médico possa aprovar que você comece a se exercitar progressivamente.

Dicas para aderir à corrida

Para fazer este treinamento da maneira correta, você deve levar em consideração as seguintes recomendações:

Alternar as distâncias

Este método vai ajudar o seu corpo a estar sempre se testando e a ir assimilando e ajustando o nível de resistência apropriado. Por isso, você deve saber a sua capacidade física em quilômetros, velocidade e variar o ritmo.

Descanso entre os treinos

Faz parte do treinamento integral e você pode alternar com outras modalidades de que você goste, tais como natação ou ciclismo.

Controlar a distância

Você deve respeitar os limites do seu corpo, certamente ele mesmo vai te avisar sobre eles. Não prolongue ou estenda os treinos excessivamente. Estima-se que um aumento de 10% a cada semana seja o mais recomendado.

Menina correndo na estrada

Varie o ritmo

Isso vai te ajudar a melhorar a resistência física. Aumente a velocidade por alguns metros e então reduza novamente. Repita isso em intervalos e lembre-se de que o ritmo deve ser confortável para você.

Exercícios de alongamento

Não esqueça de se aquecer previamente. E, no final do treino, você também deve fazer alguns alongamentos.

Trabalhe a sua massa muscular

Este ponto é importante para que, dessa forma, haja um equilíbrio no seu corpo. É possível que em alguns treinos você possa alternar a corrida com a musculação.

Roupas adequadas para a corrida

Em comparação com outros esportes ou atividades, a corrida exige um investimento mínimo. Porém, não poupe esforços e dinheiro para adquirir os tênis adequados. Escolha bem, pois isso vai valer a pena e fazer diferença na hora de aderir à corrida.

O objetivo é que você esteja confortável ao praticar essa atividade de correr. É importante que seus tênis não estejam folgados nem muito apertados e que você tenha uma boa flexibilidade para acomodar os pés ao flexioná-los.

No que diz respeito à roupa, recomenda-se que ela seja um pouco folgada a fim de evitar o atrito e as assaduras. Contudo, as marcas esportivas também estão na vanguarda das diferentes modalidades. Você certamente vai encontrar algo confortável, apropriado e até mesmo muito estiloso.

Mulher correndo em uma rua de casas

Plano para começar e aderir à corrida

Este plano é apenas uma sugestão ou modelo. Se você já tem um que esteja dando resultados satisfatórios, então não o abandone.

Semana 1

  • Primeiro dia: você deve caminhar por 3 minutos, depois correr por 2 minutos e repetir 4 vezes totalizando um treino de 20 minutos.
  • Segundo dia: Caminhar por 3 minutos, correr por 2 minutos e repetir 4 vezes para um total de 20 minutos.
  • Terceiro dia: você deve caminhar por 3 minutos, correr por 2 minutos e repetir 5 vezes para um total de 25 minutos.

Semana 2

  • Dia 1: Caminhe por 2 minutos, corra por 2 minutos, repita 6 vezes para um total de 24 minutos.
  • Dia 2: Você deve caminhar por 2 minutos, correr por 2 minutos e repetir 6 vezes para um total de 24 minutos.
  • Dia 3: Caminhe por 2 minutos, corra por 3 minutos, repita 5 vezes para um total de 25 minutos.

Semana 3

  • Dia 1: Caminhe por 1 minuto, corra por 3 minutos e repita 6 vezes para um total de 24 minutos.
  • Dia 2: Uma caminhada de 1 minuto, corra por 3 minutos e repita 6 vezes para um total de 24 minutos.
  • Dia 3: Caminhe por 1 minuto, corra por 4 minutos e repita 5 vezes para um total de 25 minutos.

Semana 4

  • Primeiro Dia: Caminhe por 1 minuto, corra por 4 minutos e repita 5 vezes para um total de 25 minutos.
  • Segundo Dia: Você deve caminhar por 1 minuto, correr por 4 minutos e repetir 5 vezes para um total de 25 minutos.
  • Terceiro Dia: Corra por 10 minutos, caminhe por 2 minutos e repita 2 vezes para um total de 22 minutos.

Em suma, a corrida deve ser um esporte agradável, de tal forma que, se você correr, é porque você gosta e não porque você se sente obrigado. Além disso ,a corrida gera satisfação e você também obtém muitos benefícios.

Assim, se você se colocar a corrida como um objetivo e o alcançar, não só será um prazer, mas também uma vitória aderir à corrida e colher todos os benefícios disso.