É melhor correr quando está quente? Resposta e dicas

19 de fevereiro de 2019
Há muitas pessoas que se perguntam se é bom correr quando está quente. No artigo a seguir, vamos destacar as vantagens e desvantagens para que você possa tirar conclusões. Anote!

Com a chegada do verão, muitas pessoas se perguntam se é bom correr quando está quente. Por isso, neste artigo, preparamos uma lista das vantagens e desvantagens de correr em altas temperaturas. Além disso, também preparamos uma lista de dicas que ajudarão você a melhorar seu desempenho em climas quentes.

Correr em climas quentes pode ser difícil para iniciantes. Na maioria dos casos, o que acontece é que a intensidade e a duração dos exercícios diminuem. Aspectos como hidratação e evitar áreas de calor extremo são fundamentais para garantir um bom treino.

Além disso, você deve saber que correr em clima quente não é isento de riscos. Entre outras coisas, pode causar desidratação, cãibras musculares, transpiração excessiva ou insolação.

Mas isso pode ser evitado se você ouvir o seu corpo e tomar precauções razoáveis, como beber bastante líquido para se manter hidratado, evitar correr nas horas mais quentes do dia ou diminuir o ritmo habitual.

Garota correndo no parque

Quais são as vantagens de correr quando está quente?

Se não é fácil para você correr quando está quente, você deve saber que na realidade há fatores que vão te ajudar a se tornar um melhor corredor. A seguir, informamos quais são as vantagens de correr em altas temperaturas:

  • O corpo melhora o envio de sangue para a pele, o que ajuda a suportar o calor.
  • Com todo o sangue correndo em sua pele, os músculos ficam com menos sangue oxigenado. Para compensar, o corpo produz mais sangue.
  • O corpo melhora o controle da temperatura e não aumenta tanto depois de aclimatado.
  • Você começa a suar mais rapidamente a uma temperatura corporal mais baixa para melhorar o processo de resfriamento.
  • O suor contém menos sal, assim você manterá o equilíbrio correto de eletrólitos com dieta e hidratação adequadas.
  • Resistir ao calor faz de você um corredor mais eficiente e resistente.

Quais são as desvantagens de correr quando está quente?

Sem dúvida, os aspectos negativos da corrida quando está quente têm a ver com a maneira como o corpo reage à intensidade de seus treinos em altas temperaturas. Entre outros perigos que você pode sofrer ao correr em climas quentes, queremos destacar os seguintes:

  • Correr em clima quente pode causar espasmos musculares devido a perdas de fluidos e eletrólitos devido à transpiração. Pode ocorrer durante o exercício e horas após a corrida.
  • Os episódios de desidratação são frequentes quando as temperaturas são altas. Você deve se certificar de ficar hidratado e obter eletrólitos suficientes com bebidas esportivas ou frutas.
  • A exaustão por calor geralmente ocorre em corredores iniciantes. Nestes casos, é necessário parar de treinar, sair do sol e refrescar-se com uma bebida fria.
  • A insolação é uma das consequências mais comuns da corrida quando está quente. Os sintomas incluem desorientação, confusão e falta de equilíbrio e sudorese. Atenção médica imediata é necessária.
  • O desempenho pode ser afetado. Você pode não ser capaz de correr no mesmo ritmo ou cobrir a mesma distância que você poderia ter executado em temperaturas mais amenas.
Menina correndo na praia

As melhores dicas para correr quando está quente

Uma vez que sabemos quais são os benefícios de correr quando está quente, é importante rever algumas dicas que permitirão melhorar seus treinos em altas temperaturas. São os seguintes:

1. Guiar-se por sensações

Correr quando está quente é uma ótima oportunidade para se deixar guiar pelas sensações e manter um ritmo adequado, sem levar em conta os objetivos.

Isso significa que, em vez de seguir estritamente os objetivos do ritmo que você normalmente seguiria, você deve levar em conta o esforço, em vez da distância e do ritmo que você executa.

2. Evite áreas e horas de calor intenso

Em segundo lugar, recomendamos evitar áreas onde as temperaturas são mais altas e as horas de maior intensidade dos raios solares.

Na verdade, o asfalto absorve o calor e o irradia para o seu corpo. Portanto, quando estiver quente, recomendamos percorrer trilhas, pois elas costumam ter uma temperatura mais baixa, assim como áreas sombreadas. No entanto, você deve reduzir o ritmo normal porque essa mudança de superfície comprometerá mais os músculos.

3. Boa hidratação

Por fim, não se esqueça que quando você faz atividades esportivas é muito importante manter uma boa hidratação, antes, durante e depois do exercício.

Isso é especialmente relevante quando está quente. Portanto, certifique-se sempre de ter uma garrafa de água disponível para evitar qualquer tipo de consequência causada pela desidratação.

Garota bebendo água

Antes de terminar, lembre-se de que correr em climas quentes é perigoso para os corredores iniciantes.

Portanto, recomendamos que, na medida do possível, você evite correr quando as temperaturas estiverem altas. Por outro lado, se você decidir fazer isso, você deve se equipar com água e usar protetor solar para proteger sua pele dos raios solares.