Como aumentar a resistência com corridas rapidamente

· 20 de novembro de 2018
Está comprovado que correr traz benefícios como a diminuição do risco cardíaco, queima de gordura e tonificação dos músculos. Aumentar a resistência com corridas também é o objetivo de muita gente. Veja como alcançá-lo a seguir.

Você corre uma quadra e já fica com a respiração agitada? Pula corda poucas vezes e já fica com o coração pulando no peito? Você precisa de mais resistência! Mas não se preocupe, vamos mostrar como aumentar a resistência com corridas rapidamente. Siga lendo!

A resistência é uma capacidade básica que nos permite realizar uma atividade ou esforço físico durante o maior tempo possível. Movimentos contínuos como subir escadas ou caminhar grandes distâncias são possíveis graças à resistência.

Às vezes, temos dificuldade para lidar com exercícios longos, e isso se deve a um baixo nível de resistência – o nosso corpo gasta energia demais para realizar uma atividade e acabamos esgotados. Mas não se preocupe, é possível otimizar esse gasto de energia do nosso corpo!

A corrida é uma disciplina que envolve o uso completo dos membros do corpo. Cada pessoa tem uma maneira particular de correr, no entanto, em geral, esse exercício caracteriza-se por passadas alternando as pernas.

Aumentar a resistência com corridas

Mas vamos lá: a corrida é um método muito efetivo para aumentar a resistência. Mas a efetividade da mesma será evidente somente se você for constante.

Ou seja, uma boa resistência não é algo que você pode simplesmente adquirir em uma corrida e manter para sempre, mesmo que você pare de correr com frequência.

Mulher correndo em uma pista

Por isso, uma das coisas que você deve levar em conta se deseja aumentar a resistência com corridas  é a constância e o compromisso. Não vai adiantar nada se você começar a correr todas as tarde, mas em algumas semanas parar.

Depois, se você decidir retornar, é como se tivesse começado do zero, e você terá perdido o nível de resistência pelo qual você esteve trabalhando. Com isso em mente, é hora de aumentar sua resistência através da corrida. Anote os seguintes pontos:

Consistência

Além de ser constante com a frequência das corridas, você deve ser constante enquanto corre. Isso quer dizer que, durante a corrida, você deve manter o ritmo e não baixar ou subir muito. Estabeleça distâncias que você possa correr mantendo uma passada consistente.

Se você traçar uma rota muito comprida, na qual você vai correr de maneira descuidada e variando o ritmo – porque você vai cansar – você não estará desenvolvendo sua resistência.

Certamente para ter mais resistência é preciso correr mais, e para correr mais é necessário distâncias maiores. No entanto, percorrer uma distância muito grande sem ter a resistência necessária somente te fará perder o ritmo, e o exercício exigirá demais do seu nível respiratório e muscular.

O mais recomendável é que você trace rotas que seja capaz de realizar e, semanalmente, aumente a distância. Assim, você vai aumentar a resistência rapidamente, já que você a estará estimulando de maneira gradual, permitindo um desenvolvimento correto.

Controle a respiração

Um fato chave para adquirir resistência é aprender a controlar a respiração. Se você respira mal, cansará muito mais rápido e perderá potência no exercício. Além disso, ter uma respiração agitada enquanto corre só vai diminuir sua capacidade de resistência.

Então, assim como manter um ritmo constante, você também precisa manter um ritmo respiratório estável ao correr. Para conseguir isso, concentre-se sempre em respirar pelo nariz e nunca pela boca.

Mulher escutando música se preparando para ir correr

Dê energia a seu corpo

Uma boa parte da resistência que o corpo usa nos movimentos prolongados é determinada pelos níveis de energia. Por isso, ter um bom nível de energia ao correr ajuda a aumentar a resistência rapidamente.

Caso contrário, será impossível para os sistemas do corpo manterem a resistência ao fazer qualquer atividade. O corpo requer alimentos específicos para produzir energia. Esses alimentos são todos aqueles que contém glicose.

Nosso metabolismo transforma glicose em energia para que o cérebro e o resto do corpo possam desempenhar as tarefas do dia. Os melhores alimentos que você pode consumir antes de correr são bananas, aveia, frutos secos ou espinafre.

Uma última dica é não descuidar dos treinos de força. Eles também são importantes para seu desempenho na corrida. Afinal, correr também usa os músculos, não é mesmo? Você pode fazer um treino direcionado para seu objetivo de aumentar a resistência com corridas.

A corrida é realmente benéfica para o ser humano. Além de cuidar da saúde, também aumenta sua resistência rapidamente. Isso será útil para atividades de seu dia a dia e para realizar diferentes exercícios.

A resistência é tão importante quanto as capacidades motoras para realizar movimentos. Por isso, anime-se a correr, já que isso pode ser o que está faltando para aumentar a resistência!