Veja 6 dicas para te ajudar a começar a correr

· 10 de janeiro de 2019
Em primeiro lugar devemos saber quais são os diferentes benefícios de correr regularmente para a saúde, como por exemplo o fato da corrida reduzir o risco de mortalidade cardiovascular, liberar endorfinas e ajudar a perder peso

Correr é muito mais do que um simples esporte, é uma maneira de se conectar com o seu ambiente e com você mesmo. Assumir o desafio de começar a correr e incluir essa modalidade na sua vida definitivamente vai significar uma mudança na forma como você se desenvolve física e mentalmente.

A corrida ou o “running“, como também é chamada, é um movimento de locomoção que permite que humanos e animais se movam o mais rápido possível.

Nossos ancestrais desenvolveram essa habilidade muitos anos atrás com a finalidade de caçar animais; atualmente, a corrida é considerada o esporte mais acessível.

Se você quer aproveitar todas as vantagens que a corrida oferece, vamos mostrar neste post 6 dicas para começar a correr. Dessa forma, você vai poder começar com o pé direito e não cometer erros de principiante!

Dicas pra começar a correr

1. Passo a passo

Começar a correr soa como um desafio emocionante no começo, no entanto, é aconselhável começar com pequenos intervalos e não fazer todo o percurso correndo.

Ou seja, trace o seu percurso e alterne entre correr, trotar e caminhar. Trotar ou caminhar vão permitir que você recupere o fôlego porém sem deixar de se mover; eventualmente, conforme for desenvolvendo mais resistência, você pode encurtar os intervalos de caminhada ou trote.

Menina correndo no campo com música

O melhor a fazer quando começar a correr é fazer isso da maneira mais natural possível e sem expectativas. Desta forma, você vai entender que é preciso tempo e esforço para colocar esse esporte em prática e evoluir. Além disso, as chances de perder a motivação serão reduzidas.

2. O que usar?

Não é preciso muita coisa para começar a correr, apenas roupas confortáveis e um bom calçado. No entanto, ainda que estes sejam aspectos simples, eles são de grande importância.

Isso significa que você não pode escolher um calçado qualquer para correr. Você deve usar tênis apropriados com um bom suporte para os pés e, ao mesmo tempo, usar meias para evitar bolhas ou machucados.

Existem outros elementos que também são significativos. Por exemplo, roupas que permitam o movimento e, ao mesmo tempo, que estejam de acordo com o clima em que você se encontra.

Além disso, joelheiras para as pessoas que têm algum tipo de problema nos joelhos e uma braçadeira para o celular, para que dessa forma as suas mãos estejam livres, também são ótimos acessórios.

3. O lado de dentro reflete no de fora

Assim como a roupa usada para correr é importante, o que colocamos dentro do nosso corpo também é. Um dos erros mais comuns é sair para correr sem comer alguma coisa antes. Uma hora antes de começar a correr, você deve tomar um lanche que te dê energia.

Além disso, é recomendável que você faça um lanche quinze minutos depois de terminar a corrida. Isso vai ajudar a estabilizar os níveis de glicose e evitar dores musculares ou espasmos. A hidratação também deve estar presente igualmente antes, durante e depois do treino.

Amigas correndo no parque

4. Não exagere na velocidade

Você deve deixar seu corpo se acostumar a correr, por isso não corra como se estivesse em uma competição. Se você correr muito depressa, é muito provável que sofra com dores musculares e até mesmo que sofra lesões.

Portanto, corra a uma velocidade considerável e aumente a velocidade gradualmente conforme for sentindo que está adquirindo mais resistência.

5. Aqueça e alongue

Toda atividade física requer um aquecimento. Ao fazer o aquecimento, o corpo se prepara para o exercício, evitando assim lesões, cãibras musculares e tensão muscular. Dessa forma, antes de começar a correr, faça um aquecimento dinâmico que desperte os músculos, e, no final do percurso, faça um alongamento.

6. Descanse sem culpa

Tanto o sistema cardiovascular quanto os seus músculos devem se acostumar com este esporte, e isso não acontece da noite para o dia. Por esta razão, não se preocupe se no dia seguinte de ter começado a correr você só quiser descansar.

É totalmente normal e necessário que o corpo se recupere da atividade física. Então, para começar, você pode alternar um dia de treinamento com outro de descanso, para que dessa forma o seu corpo possa se adaptar.

Use essas dicas não apenas para melhorar seu desempenho quando começar a correr; mas também para evitar colocar a sua saúde em risco. Não pare, pois depois de dar o primeiro passo você vai ver tudo o que você é capaz de alcançar.

Sem dúvida alguma você vai poder aproveitar todos os benefícios deste esporte tão prático. Saia correndo já!