É melhor fazer cardio antes ou depois da musculação?

Conheça o melhor momento para praticar cardio no seu treinamento; existem várias opções e o momento escolhido deve ser aquele que melhor complementa seus objetivos.
É melhor fazer cardio antes ou depois da musculação?

Última atualização: 24 janeiro, 2019

Muitas pessoas que frequentam a academia para aumentar a massa muscular não têm certeza se é melhor fazer cardio antes ou depois de malhar. Outros ‘esquecem’ dos exercícios aeróbicos ou se recusam a praticá-los, já que afirmam que ele é contraproducente para sua rotina.

Essa ideia está totalmente equivocada! Se você não está convencido de que é um bom complemento para a musculação, então leia este artigo, vamos contar por que e em que momento do treinamento praticar.

Cardio antes ou depois da musculação, essa é a questão

Quando nossa intenção é marcar o bíceps ou tríceps é comum deixar de lado outros exercícios, dentre eles os cardiovasculares. Acredita-se que eles reduzem os efeitos do levantamento de peso e que eles não ajudam a definir os músculos.

No entanto, o cardio permite queimar gordura e ‘deixar’ apenas seus músculos aparentes, que serão posteriormente mais marcados.

Uma vez que os frequentadores de academia entendem isso, a primeira pergunta que surge é: quando eu faço cardio? Antes ou depois da musculação? Poderíamos dizer que não há uma única resposta para essa pergunta, pois tudo depende dos objetivos que temos.

Mulher correndo na esteira

Fazer cardio antes da musculação

Se você optar por esta alternativa é porque seu objetivo é obter mais resistência, queimar gordura ou ganhar algum músculo com os pesos. Ou seja, a musculação é apenas um complemento para melhorar sua definição e ter mais força.

Também pode ser uma opção quando você está acostumado a treinar ao ar livre (no parque, por exemplo) e chove durante uma semana seguida. Nesse caso, primeiro cardio e depois musculação.

Por quê? Porque o importante é manter o ritmo de treinamento e manter o ‘pico de energia’ para essa parte do treinamento. Os pesos serão um complemento essencial para evitar a flacidez dos músculos ou gerar alguma massa muscular adicional nas pernas e nos braços.

Em suma, se o seu objetivo principal não estiver relacionado à definição de músculos, o cardio deve ser o primeiro. Em segundo lugar, a rotina de pesos e, finalmente, o alongamento de todo o corpo.

Garota fazendo exercício com pesos

Fazer cardio depois da musculação

A segunda opção é deixar o cardio para o final da sessão (e antes do alongamento). Isto é reservado para aqueles que querem definir ou desenvolver massa muscular. Não é um capricho, há uma explicação científica e biológica para isso.

Quando você treina levantando pesos, os músculos armazenam uma substância chamada glicogênio, que é responsável por lhe dar mais energia e força. Graças a ela, você pode cumprir seu treino e levantar cada vez mais peso.

No entanto, o glicogênio é “perdido” com o passar do tempo durante a sessão. E como a sua ideia é conseguir músculos, você não quer que o combustível seja consumido antes de começar a levantar peso.

Por outro lado, se você fizer cardio após a musculação você pode eliminar a gordura acumulada sem perder músculo, já que como o corpo estará com pouco glicogênio, ele não terá escolha a não ser usar um segundo combustível: gordura.

Isso é perfeito porque com um nível mais baixo de gordura, mais visíveis serão os resultados dos seus exercícios de levantamento de peso.

O ideal seria então fazer uma sessão de 45 minutos a 1 hora de pesos e, em seguida, cerca de 15 ou 20 minutos de cardio.

Você não deve esquecer dos 5 minutos finais de alongamento. Na primeira parte, você vai usar glicogênio (força e resistência), no segundo a gordura e no final você vai evitar dores produzidas pelo acúmulo de ácido láctico.

Garota alongando pernas

Inclusive, se sua intenção é perder peso e evitar a flacidez típica das pernas ou braços, convém começar com musculação (de 20 a 30 minutos) e depois fazer cardio (de 40 minutos a 1 hora). Isso vai queimar as gorduras acumuladas e ao mesmo tempo tonificar os músculos.

Na maioria dos casos, recomenda-se primeiro a musculação e, em seguida, os exercícios cardiovasculares.

Acredite ou não, depois de treinar com pesos, você ainda terá força suficiente para alguns minutos a mais de cardio, mesmo em alta velocidade. E a melhor parte é que você não precisa dizer ao corpo que tipo de combustível usar, ele usará o que achar necessário para atender às suas demandas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.